Voltar

Temer assina decreto que garante 30% das vagas de estágios e aprendizes a jovens negros

28.06.2018

O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta quinta-feira (28) um decreto que reserva 30% de vagas em processos de estágio no serviço público para estudantes negros.“É com extraordinária satisfação que assinamos essa medida tão importante para a inserção da juventude negra no mercado de trabalho brasileiro”, ressaltou em cerimônia no Palácio do Planalto. As regras também se aplicam à contratação de jovens aprendizes.

A proposta é aplicar a mudança na administração pública, autarquias, fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

Durante o evento, o presidente afirmou ainda que o decreto representa um dos conceitos e pilares de seu governo com a responsabilidade social. “Nesses dois anos de governo, nós fizemos mais do que muitos anos anteriores. Pautados pela responsabilidade política, nós continuamos os programas bons para a população”, afirmou Temer, que citou como exemplo o aumento no valor do Bolsa Família e o zeramento da fila de espera do programa.

Pelo decreto, poderão concorrer às vagas reservadas, candidatos negros que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

FONTE: