Voltar

Para Temer, advogados públicos possuem missão nobre: defender interesse público

07.03.2018

Ao defender o interesse público, os advogados da União e dos estados possuem uma das missões mais nobres da República, afirmou o presidente da República, Michel Temer, em evento de comemoração aos 25 anos da Advocacia-Geral da União (AGU), nesta quarta-feira (7).

“O advogado público faz exatamente isso que o advogado faz, só que em uma missão bastante nobre, ou mais nobre até, porque ele vai defender os interesses do poder público”, disse o presidente, que também ressaltou a importância da instituição para a harmonia e o trabalho conjunto entre os três poderes. “Mas, se de um lado ela defende os interesses da União, por outro lado ela orienta a União, orienta a administração pública pública com seus pareceres.”

Temer lembrou ainda que, durante a Assembleia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1988, apresentou proposta de emenda à Constituição que tornava o advogado inviolável por atos e manifestações no exercício da profissão, que foi transformada no artigo 133 da Constituição Federal. “O advogado é indispensável para administração da Justiça”, defendeu.

FONTE: Planalto