Voltar

Países do Brics comemoram avanços e discutem metas para os próximos dez anos

26.07.2018

A Cúpula dos Brics, que começou em Joanesburgo (África do Sul) nessa quarta-feira (26), marca o décimo encontro do bloco criado para fortalecer as cooperações entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além de comemorarem os avanços da última década, os países pretendem fortalecer a parceria em ciência, tecnologia e inovação.  

Para isso, o foco das discussões são os desafios do bloco para os próximos dez anos e a criação de uma estratégia capaz de inserir o Brics de forma competitiva na 4ª Revolução Industrial. 

Um dos resultados esperados com os acordos é o avanço em pesquisas para áreas como a saúde. “Os Brics têm trabalhado para promover a pesquisa e o desenvolvimento de produtos médicos inovadores e proporcionar acesso a medicamentos de qualidade, a preços justos”, afirmou o presidente da República, Michel Temer, em artigo publicado na Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (26).  

Durante a cúpula, está prevista a inauguração do Centro de Pesquisa em Vacinas do Brics, que ficará na África do Sul. Um memorando para fortalecer o intercâmbio de boas práticas, a troca de informações sobre marcos regulatórios e a prospecção de mercados da aviação regional também deve ser assinado. O encontro ainda servirá para definir a abertura do escritório regional do banco dos Brics para as Américas, em São Paulo. 

FONTE: Planalto