Voltar

Nova fase do Mercosul permite mais acordos e aproximação com diversos países

21.12.2017

Em artigo publicado no jornal O Globo, o presidente da República, Michel Temer, destacou as perspectivas para o futuro do Mercosul. Nesta quinta-feira (21), o Brasil recebeu a 51ª Cúpula de Chefes de Estado do bloco comercial, cerimônia que marcou a saída do País da presidência pro tempore do grupo.

Para o início do próximo ano, estão previstas negociações com o Canadá e com a Coreia do Sul. “A reunião de chanceleres do Mercosul e da Associação das Nações do Sudeste Asiático, em setembro, abriu portas para tratativas com mercados dinâmicos, com elevadas taxas de crescimento. Anunciaremos, hoje, o início de diálogo exploratório com Cingapura, o primeiro passo para um futuro acordo de livre comércio”, adianta.

No artigo, Temer destaca que a abertura e o diálogo facilitarão também a aproximação com a Aliança do Pacífico, formada pelo Chile, Colômbia, México e Peru. “Muito em breve, entrará em vigor, para o Brasil e a Colômbia, novo acordo comercial que favorece especialmente nossos setores automotivo, siderúrgico e têxtil.”

“Esta nova fase do Mercosul é marcada por maior abertura ao mundo. Pela primeira vez temos perspectiva realista de concluir acordo com a União Europeia. Avançamos, ainda, em negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio, com a Índia, com a Tunísia”, afirmou.

Clique aqui e confira, na íntegra, o artigo do presidente Michel Temer

FONTE: Planalto