Voltar

Governo federal libera concessão de crédito consignado com garantia do FGTS

26.09.2018

Em cerimônia nesta quarta-feira (26) no Palácio do Planalto, o governo federal lançou uma linha de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada com garantia dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com taxa de juros variando entre 2,63% a 3,5% ao mês, as parcelas serão descontadas diretamente na folha de pagamento do titular do empréstimo.

Para acessar a modalidade, o trabalhador precisa ter espaço no salário para o desconto das parcelas, vínculo empregatício de ao menos 12 meses, receber os vencimentos em conta corrente da Caixa, e ter saldo do FGTS compatível com o valor do empréstimo.

É possível dar como garantia até 10% do saldo do FGTS e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa.

Neste primeiro momento, a Caixa Econômica é a única instituição financeira a oferecer a nova modalidade de crédito, que contará com juros de até 3,5% ao mês, com prazo de até 48 meses para pagamento. Os empréstimos podem ser realizados em qualquer agência do banco.

Mais crédito

Na avaliação do presidente da República, Michel Temer, a medida pode ajudar na retomada da economia. “Esse trabalho que a Caixa está fazendo, que o Ministério do Trabalho está fazendo, significa circulação de dinheiro, e isso ajuda a economia nacional”, disse ele, ao lançar a linha de crédito.

“Pelos cálculos que fizemos, existe a possibilidade de lançar R$ 37 bilhões no mercado de crédito”, reforçou o presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, em entrevista a jornalistas.

FONTE: Planalto