Voltar

Cúpula das Américas reúne chefes de Estado para fortalecer laços políticos e econômicos

13.04.2018

Entre esta sexta-feira (13) e amanhã (14), chefes de Estado e governo estarão reunidos na 8ª Cúpula das Américas para traçar metas de desenvolvimento e compartilhar experiências. Criado em 1994, o encontro coordenado pela Organização dos Estados Americanos neste ano vai discutir temas em comum e assumir compromissos o desenvolvimento social, econômico e político.

Durante a cúpula, pretende-se adotar um documento contendo o compromisso dos líderes representantes de cada país em incrementar a cooperação hemisférica na prevenção e combate à corrupção, considerado vital para alcançar metas do desenvolvimento. O tema definido pelos anfitriões peruanos foi “Governabilidade Democrática Frete à Corrupção”.

Superar os desafios enfrentados pelos países das Américas por meio de audiências e reuniões para discutir temas em comum e assumir compromissos o desenvolvimento social, econômico e político é o principal objetivo do evento. O presidente da República, Michel Temer, chegou a Lima às 16h30 desta sexta-feira (13).

Histórico

Única reunião de todos os líderes dos países americanos, a Cúpula das Américas teve sua primeira edição em Miami, nos Estados Unidos, em 1994, com o propósito de criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e promover os direitos humanos.

Desde sua criação, o encontro serve como o processo de mais alto nível de cooperação numa economia cada vez mais competitiva, visando a promoção do crescimento e desenvolvimento, a melhoria da segurança regional e dos cidadãos e a promoção da democracia e dos direitos humanos. A última edição ocorreu em 2015, na Cidade do Panamá, no Panamá.

Fonte: Planalto, com informações da Organização dos Estados Americanos e da Embaixada dos EUA no Brasil 

FONTE: Planalto