Voltar

Brasil vive momento de transformações e diálogo com a sociedade, diz presidente Michel Temer

05.12.2017

Em almoço no Palácio Itamaraty, o presidente da República, Michel Temer, afirmou que a visita do mandatário boliviano, Evo Morales, ocorre em um momento que o Brasil vive um momento de mudanças e diálogo com parlamentares e com a população. Morales foi recebido no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (5) para participar de uma reunião bilateral ampliada e acompanhar a assinatura de atos bilaterais..

“Vossa Excelência visita o Brasil em momento de profundas transformações. Nós estamos em diálogo intenso com o Congresso Nacional e com a sociedade a respeito da adequação de nossas regras previdenciárias. […] É uma questão fundamental para todos os brasileiros”, afirmou Temer.

Em discussão no Congresso Nacional, a proposta prevê uma implantação de forma gradual, garantindo os direitos dos brasileiros próximos da aposentadoria e também dos mais pobres. Para Temer, a reforma tem como essência o combate a privilégios.

“Hoje, o sistema previdenciário transfere renda dos mais pobres para os mais ricos. Estamos fazendo algo em favor dos pobres. Mais de 65%, 70% da população brasileira recebe de um a dois salários mínimos, três no máximo, e não tem alteração nenhuma em relação a essa aposentadoria”, disse.

Bilateral

Sobre a relação entre Brasil e Bolívia, Temer disse que os países compartilham vínculos históricos e humanos, além de uma ampla região de fronteira. Durante a manhã, representantes das duas nações assinaram acordo de cooperação policial contra o crime organizado transnacional e também memorando sobre o Corredor Ferroviário Bioceânico de Integração, que irá permitir o escoamento de produtos e a geração de empregos.

“Diálogo e respeito mútuo trazem resultados muito positivos, e é o que demonstra a recente evolução das relações do Brasil e a Bolívia e particularmente é o que representa a visita de Vossa Excelência”, agradeceu.

FONTE: Planalto