Voltar

Brasil e Irã iniciam diálogo para investimentos bilaterais em infraestrutura, petróleo e gás

10.04.2018

Para fortalecer as relações diplomáticas e debater as oportunidades comerciais entre Brasil e Irã, o presidente da República, Michel Temer, recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irã, Mohammad Javad Zarif, nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto.

O encontro dá continuidade à negociação de uma série de cooperações entre os dois países, principalmente nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia e economia, como explicou o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. “Em 2017, exportamos U$ 2,6 bilhões do Irã, e importamos apenas U$ 40 milhões. Precisamos de um equilíbrio nessas relações econômicas”, destacou Nunes.“O Irã é um país importante. Tem 80 milhões de habitantes, uma grande influência no mundo”, defendeu.

Entre os assuntos tratados com o chanceler, estava ainda o levantamento de setores em que há oportunidades de investimento entre as partes, como as indústrias farmacêutica e de infraestrutura, petróleo e gás e a área cultural. “O Irã tem um cinema e uma TV muito bons e muito interesse pela música brasileira, temas que estão tecendo uma relação muito rica entre os países”, afirmou.

FONTE: Planalto