Voltar

Agora, é Avançar: Entenda o programa que retoma obras paralisadas em todo Brasil

09.11.2017

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros, o Governo do Brasil lançou, nesta quinta-feira (9), o Agora, é Avançar. O programa prevê a retomada e conclusão de obras de infraestrutura durante o ano de 2018.

As obras possuem alto impacto social, sendo que a retomada desses empreendimentos é um passo em linha com o processo de retomada de crescimento do País. Confira os grandes destaques do programa:

Quais são os projetos?

As obras que integram o programa abrangem áreas que vão desde educação – com a recuperação de creches e obras de habitação – até infraestrutura, com a retomada de obras em aeroportos regionais e rodovias, por exemplo. No total, são 7.491 projetos em todas as regiões brasileiras.  

Como as obras serão financiadas?

O programa é interministerial e os recursos para retomar essas obras virão do Orçamento Geral da União, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e empresas estatais como Caixa Econômica Federal, Petrobras e Eletrobras. No total, os mais de sete mil projetos terão investimentos na ordem de R$137,6 bilhões até dezembro de 2018.

Qual o cronograma previsto?

O calendário de retomada prevê que todas as obras sejam finalizadas em dezembro do ano que vem. A execução será constante e a fiscalização, intensa. Isso porque todo cidadão poderá acompanhar o andamento das obras em tempo real por meio do site www.avancar.gov.br ou por meio do aplicativo Avançar, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

FONTE: Planalto