Governo federal está empenhado com a questão da saúde, diz secretário estadual do RS

09/01/2017 por: marcella

O Rio Grande do Sul recebe do governo federal, nesta segunda-feira (9), 61 ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

A entrega, que será feita pelo presidente Michel Temer no município gaúcho de Esteio, faz parte da doação de 340 ambulâncias adquiridas pelo Ministério da Saúde para serem distribuídas para 19 estados. O investimento total é de R$ 67,6 milhões.

Em entrevista ao Portal Planalto, o secretário estadual de saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo, afirmou que o investimento evidencia o compromisso do governo federal com a saúde.

“É a comprovação de que o governo federal está empenhado com a questão da saúde e, mesmo com o ajuste fiscal, os recursos para a área da saúde têm sido preservados. Essa é a prova que não está ocorrendo redução de recursos para a área da saúde”, apontou.

Dos 61 veículos destinados aos municípios gaúchos, sete são de suporte avançado e 54 de suporte básico. As unidades vão substituir parte da frota enquadrada no critério de tempo de uso.

O secretário destaca também que a renovação da frota vai aumentar o tempo de disponibilidade das ambulâncias para atendimento à população, uma vez que os veículos novos apresentarão uma demanda bem menor por manutenção.

“A chegada das ambulâncias novas significa qualificação do serviço e um tempo de disponibilidade muito maior para a população. Essa é uma ambulância que vai ficar em atividade por muito mais tempo, ela não vai exigir manutenção, ela não vai para a oficina, o que acontece com muita frequência quando as ambulâncias já estão com tempo de uso muito grande”, avalia.

No Rio Grande do Sul, o Samu conta com 161 bases de atendimento que atendem a 276 municípios, cobrindo uma população de mais de 10 milhões de habitantes. Em 2016, a central 192 realizou mais de 450 mil atendimentos no estado.

Fonte: Portal Planalto