Dyogo Oliveira: Controle da inflação gera cenário de estabilidade econômica no País

11/01/2017 por: marcella

A desaceleração da inflação oficial, que fechou 2016 dentro da meta estabelecida pelo governo, permitirá ao Brasil ter um cenário de mais estabilidade econômica controle para os próximos anos. A avaliação é do ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, que credita à perda de força do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a melhora do otimismo entre famílias e empresas, com reflexos positivos nas decisões sobre investimento no País.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2016 em 6,29%, abaixo dos 10,67% registrados em 2015. O percentual ficou abaixo do teto da meta, de 6,5%.

“Isso permitirá a ancoragem das expectativas inflacionárias nos próximos anos, dando um cenário de mais estabilidade. Isso de fato se reflete também nas decisões de investimento, porque permite uma programação dos agentes a respeito do futuro”, disse o ministro, em entrevista ao Portal Planalto.

Para Oliveira, um percentual elevado, como o registrado em 2015, “prejudica muito” a capacidade de planejamento dos investidores. “E, por outro lado, um nível mais baixo de inflação vai permitir ao longo dos próximos meses uma política monetária mais compatível”, analisou.

Fonte: Portal Planalto